terça-feira, 30 de março de 2010

Padres do Nordeste 2 fazem peregrinação à Paraíba


Pe. José Sílvio, representante dos presbíteros, em Natal
Foto: Cacilda Medeiros

As Dioceses que formam o Regional Nordeste 2, da CNBB, preparam a “Peregrinação do Ano Sacerdotal”, marcada para o dia 8 de abril, no estado do Paraíba, com dois momentos, em lugares diferentes. “Primeiro, será no Convento dos Franciscanos, em Lagoa Seca-PB. Lá, às 9 horas, teremos um momento de oração e, logo em seguida, uma reflexão, conduzida pelo Pe. Manoel Godoy”, informa o Pe. José Sílvio de Brito, representante dos presbíteros, na Arquidiocese de Natal. O Pe. Manoel Godoy é paulista, mas já foi Reitor do Seminário Arquidiocesano de João Pessoa-PB.

A reflexão será conduzida a partir do tema do Ano Sacerdotal: ‘Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote’. “Mas, também, vamos tentar identificar quais são os desafios da Igreja e de nós, padres, neste mundo de hoje”, esclarece o representante do clero de Natal.
O segundo momento será na tarde do dia 8 de abril. “Às 15 horas, sairemos do Convento dos Franciscanos para uma peregrinação ao Santuário Santa Fé, lugar onde viveu o Padre Ibiapina”, informa o Pe. Sílvio. O santuário fica no município de Arara-PB, lugar onde viveu o Pe. José Antônio Maria Ibiapina. No Santuário, todos os padres participarão de uma missa, com a presença de vários bispos das Dioceses dos quatro Estados. O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, estará presente.

Província de Natal

No Rio Grande do Norte, a articulação da peregrinação foi realizada pelos representantes do Clero na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Mossoró e Caicó. O encontro da província de Natal aconteceu dia 9 de março, com a presença de padres das três dioceses. Na Paraíba foi no dia 10; em Pernambuco, no dia 11, e, em Alagoas, no dia 12.
Nestes encontros, os Padres ouviram reflexão sobre o tema do Ano Sacerdotal, com assessoria do Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires. “Agora, estamos novamente nos articulando para a peregrinação regional. Pedimos a cada coordenador de Zonal que articule os Padres, formem caravanas e lotações para irem à peregrinação”, orienta Pe. José Sílvio. Ele acredita que mais de 100 padres do Rio Grande do Norte participarão da peregrinação, no dia 8 de abril.

Encontro com o Papa

O Ano Sacerdotal terminará em junho de 2010, com um encontro dos Padres com o Papa Bento XVI, em Roma. O encontro acontecerá no período de 6 a 17 de junho, com vários momentos. Para Pe. Sílvio, o encontro com o Papa tem momentos de retiro e de peregrinação. “Teremos três momentos de encontro e reflexão com o Papa: no dia 9, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros; dia 10, na Basílica de Santa Maria Maior; e, no dia 11, na Praça de São Pedro”, informa.
Para o encontro com o Papa estão confirmados 52 participantes, entre Padres e Diáconos da Arquidiocese de Natal. Depois do encontro, no dia 11, eles viajarão à Terra Santa, numa peregrinação pelos lugares onde Jesus viveu. O retorno a Natal está marcado para o dia 17 de junho. Os padres de Natal que não irão ao encontro com o Papa, realizarão o retiro em julho.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário