quarta-feira, 5 de maio de 2010

O tema central da 48ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil começa a ser estudado


O tema trata da Palavra de Deus sob a formulação: “Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo”.

Um texto será entregue aos bispos na primeira sessão da manhã às 9:15h e deverá ser lido e estudado em grupos que apresentarão suas observações à Comissão responsável. A Comissão é presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Dadeus Grings.

Antes, no Santuário Dom Bosco, às 7h, os bispos rezam a missa, com transmissão pelas TVs católicas. A celebração prestará homenagem aos bispos eméritos e terá a presidência do arcebispo emérito do Brasília, cardeal dom José Freire Falcão. Participam da Assembleia 26 bispos eméritos.

Na segunda sessão da manhã, às 11h, será introduzido o tema sobre abusos sexuais na Igreja. Já à tarde, às 14:30h, acontece a segunda coletiva da Assembleia. Os nomes dos bispos designados para atender à imprensa serão anunciados na primeira sessão da manhã.

As atividades da tarde começam às 15:40h, precedidas da oração da tarde, às 15:30h. Nesta sessão, haverá comunicações sobre atividades realizadas pelas comissões da CNBB e orientações sobre norma para dispensa do ministério sacerdotal. Ainda nesta sessão, os bispos discutirão os caminhos de celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, cujo encerramento se deu em 1965.

Após a oração das vésperas às 17:10h, os bispos serão divididos em 18 grupos para estudar o texto do tema central. Os trabalhos terminam às 19:30h com o jantar. Às 20:30h, o Conselho Episcopal Pastoral da CNBB se reúne para avaliar o dia e planejar a grade de trabalho da quinta-feira, dia 6.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário