sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dom Eugênio Sales celebrará 90 anos


Cardeal Dom Eugênio Sale
Foto: José Bezerra

O Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eugênio Sales, celebrará 90 anos de vida. A missa em ação de graças será celebrada dia 6 de novembro, às 9h, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Um grupo de natalenses, incluindo o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, e o Arcebispo emérito, Dom Heitor Sales, que é irmão do aniversariante, participarão da celebração.

Dom Eugênio Sales nasceu em 8 de novembro de 1920, em Acari (RN). Foi ordenado padre em 21 de novembro de 1943, em Natal. Em 1954, foi nomeado bispo auxiliar de Natal. Sete anos depois foi nomeado administrador apostólico da Arquidiocese potiguar. Em 9 de julho de 1964 foi transferido para a Arquidiocese de Salvador (BA), onde permaneceu por seis anos, quando foi transferido para o Rio de Janeiro. O Cardeal Sales ficou à frente da arquidiocese carioca durante 31 anos. Destes 90 anos, 67 são dedicados ao sacerdócio. Neste tempo, sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes.

No pastoreio de Dom Eugênio, na Arquidiocese de Natal, surgiram ações como a Campanha da Fraternidade, que depois se projetou nacionalmente; a administração de paróquias por freiras; a distribuição da Sagrada Comunhão pelas freiras, com autorização do Papa, entre outras.

Semanalmente, o Cardeal escreve um artigo sobre assuntos relacionados à Igreja. Os artigos, bem como diversas informações sobre a vida e ações, além de fotos podem ser encontradas na internet, no endereço: www.cardealsales.blogspot.com.


Fonte: Jornal A Ordem online


Nenhum comentário:

Postar um comentário