sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dom Matias encaminha o pedido de renúncia


O arcebispo dom Matias Patrício de Macedo acaba de completar 75 anos de vida e segundo o Código de Direito Canônico, todo Bispo ou padre ao completar 75 anos pode enviar uma carta ao seu superior eclesial solicitando a aposentadoria. No caso dos Bispos, Arcebispos, Cardeais a Carta é enviada ao Papa Bento XVI que posteriormente decreta a aposentadoria.

O Arcebispo Metropolitano de Natal informou que depois de encaminhada o pedido de renúncia ao cargo, previsto aos 75 anos no Direito Canônico, o Papa vai dizer se aceita uma resposta que é normalmente sim. Depois, explicou ele, inicia-se um processo de consultas, “que decorre em segredo”, no qual o próprio Arcebispo e o clero do Rio Grande do Norte são ouvidos.

Dom Matias Patrício disse que esse processo pode ser rápido ou demorado, lembrando o caso do arcebispo dom Heitor de Araújo Sales, que mesmo depois de encaminhar carta-renúncia ao Vaticano, ainda ficou dois anos no exercício do governo da Arquidiocese Metropolitana. Outro caso citado por ele foi o do norteriograndense D. Eugênio de Araújo Sales, que mesmo depois de ter completado 75 anos, permaneceu cinco anos à frente da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário