quinta-feira, 15 de abril de 2010

Peregrinação de Presbíteros do Regional Nordeste 2 reúne 500 padres e 14 bispos

“Nunca vi uma reunião tão abundante de bispos e padres aqui no Nordeste”. Foi assim que o presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e arcebispo da arquidiocese de Maceió (AL), dom Antônio Muniz, definiu a peregrinação dos presbíteros deste Regional, realizada durante todo o dia da última quinta-feira, 8, nas dioceses de Campina Grande e Guarabira, na província da Paraíba.

O evento reuniu cerca de 500 padres e 14 bispos de 18 arquidioceses e dioceses que compõem o Regional. “A nossa peregrinação é uma resposta a João Paulo II, por buscar a beatificação do padre Ibiapina, e por este que é uma forte referência para o nosso sacerdócio. A peregrinação é também um momento especial devido à força das Santas Missões Populares no Nordeste 2”, destacou dom Muniz.

Segundo o vice-presidente do Regional e bispo diocesano de Campina Grande, dom Jaime Vieira Rocha, “a memória do padre Ibiapina reaviva em cada um de nós e na vida da Igreja do nosso Regional o testemunho e o legado sacerdotal, pastoral e missionário de tantos outros sacerdotes que marcaram a história da Igreja de Cristo neste Nordeste brasileiro, como padre Cícero Romão, dom Hélder Câmara, entre outros”, destacou.

A peregrinação começou às 9h no Convento de Santo Antônio, Sítio Ipuarana, município de Lagoa Seca, Brejo paraibano, na diocese de Campina Grande. Lá os padres e bispos refletiram sobre a espiritualidade humana, a partir da assessoria do frei Aloísio Fragoso, OFM. “Diante de cada pessoa temos um mistério. Portanto, diante dela temos que ter um olhar místico, espiritual”, destacou o frei em um dos seus apontamentos.

“A espiritualidade é uma forma concreta de viver o evangelho na ação do Espírito Santo”, falou Fragoso aos padres e bispos. Para ele, neste sentido, “a Igreja continua sendo uma referência, num mundo sem referências”, frisou.

Às 14h, as caravanas dos presbíteros e bispos saíram em direção ao Santuário de Santa Fé, localizado no município de Solânea, também no Brejo paraibano, já no território da diocese de Guarabira, onde está sepultado o padre Ibiapina. No Santuário foi celebrada uma missa festiva, acompanhada por chuva, presidida por dom Antônio Muniz, e concelebrada por todos os demais bispos presentes.

Fonte: catolicanet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário