
sábado, 31 de julho de 2010
UNICEF começa vacinação de 500 mil crianças no Haiti

Dom Matias retoma Visitas Pastorais

Natalenses integram equipe da CNBB

quinta-feira, 29 de julho de 2010
coroinhas elege coordenação
Jovens de Nova Cruz se preparam para o Encontrão
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Povo de Deus do 8° zonal
terça-feira, 27 de julho de 2010
Nova Cruz se prepara para o Encontrão do povo de Deus
A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz está realizando as últimas reuniões com as equipes que irão atuar no Encontrão do povo de Deus, que acontecerá no próximo domingo, primeiro de agosto. Foram formadas equipes de coordenação, infra-estrutura, alimentação, liturgia, animação, acolhida, ornamentação, e outras, que estão de serviço para acolher e realizar um ótimo encontro para as paróquias e áreas pastorais do 8° zonal.
A previsão é que todos as pastorais, movimentos e serviços das paroquias e areas pastorais do 8º zonal venham participar do Encontrão do povo de Deus. A coordenação do encontro de Nova Cruz pede aos padres responsaveis pelas paroquias que organizem as caravanas e que desde já procurem ver quantas pessoas irão almoçar no evento. Na próxima quinta-feira, a Ir. Aparecida entrará em contato para ter uma média das pessoas que irão adquirir o almoço.
Coroinhas do 8° zonal participaram de encontro em Nova Cruz
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB é marcada pela emoção


A diretora do filme 5x Favela, Luciana Bezerra, uma das vencedoras do Margarida de Prata (cinema), uma das mais emocionadas, explicou o sentido do filme, feito pela primeira vez em 1961 por Cacá Diegues. “O filme nasceu da ideia de Cacá Diegues de fazer novamente o 5x Favela, mas agora na ótica dos moradores da favela”, disse. “Este filme é muito mais que um filme. É um ato político, de perseverança e de solidariedade”, completou.
Entre uma platéia de 400 pessoas que assistiram à cerimônia estavam o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e o presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, que recebeu uma placa pelos oito anos à frente da Comissão.

O grupo Cantores de Deus (foto acima) animou a cerimônia e encantou a plateia com seu repertório variado. A cerimônia, que começou pontualmente às 21h, terminou pouco depois das 22h.
Confira a lista completa dos vencedores da edição 2009 dos Prêmios de Comunicação da CNBB.
Prêmio Margarida de Prata de Cinema
Curta-metragem: O som do tempo – diretor: Petrus Cariri Maia de Moura Longa-metragem: 5X Favela – diretores: Wagner Novaes, Renata de Almeida Magalhães e Luciana Bezerra Documentário: Duas vidas e uma só causa – diretores: Tatiana Palastri e Alexandre Rampazzo Menção honrosa: O advogado das almas – diretores: Thaisa Cerveira e Rafael Salim Prêmio
Categoria Jornalismo: Jornal Brasil Hoje – Andrea Moroni – Rádio Aparecida Categoria Religioso: programa Experiência de Deus – Geizon Sokacheski e Zélia Moreira - Rádio Evangelizar (Curitiba-PR) Categoria Entretenimento: programa Ponto de vista – Marcelo Samurai, Juninho Delzemi e padre Elias de Souza – Rádio América (Belo Horizonte-MG) Categoria especial: Arquidiocese de Brasília 50 anos – Anderson Mendanha – Rádio Nova Aliança (Brasília-DF) Menção honrosa: Pequeninos do Senhor – Sérgio Rodrigues – Rádio Central (Campinas-SP)
Jornalista Juliana Borba com a reportagem Notas de Solidariedade – Revista Família Cristã Jornalista Nanci Alves com a reportagem Na estrada da vida nada se perde - Jornal Opinião, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG)
Categoria documentário: Paixão de Cristo – Diretor: Vitor Hugo Cardoso Categoria reportagem: Cabeça do Cachorro – Marcelo Canellas
Nova Cruz fez várias atividades
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Pastoral Carcerária apresenta relatório sobre tortura

Próximo livro do Papa será dedicado ás crianças

CNBB entrega Prêmios de Comunicação na sexta-feira

O dia 23 será especial para alguns profissionais da área de Comunicação Social do Brasil, isto porque será entregue um dos mais tradicionais prêmios de comunicação do país. Os prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com mais de 40 anos de existência, os prêmios foram instituídos para motivar a cultura “livre” em tempos de censura, na ditadura militar brasileira. A entrega dos prêmios será em Aparecida (SP), durante o Encontro Nacional da Pascom.
Concorreram ao prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa 16 trabalhos e as vencedoras foram as jornalistas Juliana Borga e Nanci Alves. A primeira é jornalista da revista Família Cristã e concorreu com a matéria “Notas de solidariedade”, publicada na revista de outubro de 2009. Conta a história de uma violinista adolescente que faz uma campanha na Flórida, EUA, e arrecada U$ 10 mil para ajudar comunidade carente no Brasil.
Nanci venceu com a matéria “Na estrada da vida, nada se perde”, publicada no Jornal Opinião, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), na semana de 16 a 22 de março de 2009. A reportagem fala das mulheres no Centro-Oeste que sobrevivem da fabricação de produtos feitos com a sobra de algodão que cai das carretas que transportam o produto nas rodovias de Goiás.
Clara de Assis teve 20 concorrentes, e o prêmio foi concedido a Victor Hugo Cardoso, com o documentário “A Paixão de Cristo”, e para Marcelo Canellas, da TV Globo, com série exibida no Jornal Nacional, “Cabeça do Cachorro, uma reportagem sobre São Gabriel da Cachoeira (AM)”.
Dos 17 filmes que concorreram ao Margarida de Prata, os jurados escolheram “Duas vidas e uma só causa”, documentário de Tatiana Polastri; “O som do tempo”, curta-metragem de Petrus Cariri Maia de Moura e “Cinco vezes favela, agora por nós mesmos”, longa-metragem de Carlos Diegues e Renata Magalhães. Receberá menção honrosa “O advogado das almas”, de Rafael Salim e Thaísa Cerveira.
Segundo a assessora do Setor Comunicação Social da CNBB e uma das juradas, irmã Élide Maria Fogolari, o prêmio tem um peso importante, pois trata-se de quase meio século promovendo a cultura brasileira. “São 43 anos de Margarida de Prata, isso mostra a fidelidade da CNBB em valorizar os aspectos culturais de nossa sociedade”, destacou.
Miguel Serpa Pereira, um dos idealizadores dos Prêmios de Comunicação da CNBB, explica os objetivos da premiação. “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ampliou sua presença no campo da cultura brasileira ao criar os prêmios de Comunicação. Seu objetivo foi não apenas estimular as produções de qualidade artística e técnica, mas também de ressaltar nelas os valores éticos, espirituais, culturais e sociais da pessoa humana, manifestados através dos processos comunicativos midiáticos. A CNBB também pretendeu estabelecer um diálogo proveitoso e atento com os profissionais da comunicação”, explicou.
O júri
Para julgar e escolher os trabalhos, foram constituídos três juri sob a coordenação do arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB, dom Orani João Tempesta. Para o Margaridade Prata o júri foi composto por dom Orani; pelo padre Leandro Cury, da arquidiocese do Rio; pela gerente de produção da TV Aparecida, Carmen Baenninger, e pelos professores da PUC-Rio, Angeluccia Habert, Miguel Pereira, Ney Costa Santos e Sérgio Bonato.
Já o Clara de Assis foi julgado pela assessora do Setor Comunicação Social da CNBB, Irmã Élide Maria Fogolari, e pelas professoras da PUC-RJ, Viviane Medeiros Carmem Petit.
O juri do Prêmio Dom Helder de Imprensa foi composto pelo assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins Dias e pelas jornalistas e professoras da PUC-Rio, Lilian Saback de Sá Moraes e Júlia Fátima de Jesus Cruz.
O Microfone de Prata, prêmio para o Rádio, ainda será julgado pela Associação Católica de Rádio (UNDA) e pela Rede Católica de Rádio (RCR).
Fonte: CNBB
terça-feira, 20 de julho de 2010
Passagem festeja padroeiros

A festa de Santana e São Joaquim, padroeiros da comunidade de Passagem, teve início dia 17, e se estende até o dia 26. No domingo, 18 de julho, às 15h, há encontro com as crianças, na Igreja, e, às 19h30, missa, com a celebração do Sacramento do Matrimônio. Após, será realizada Cristoteca.
8º zonal em Serra de São Bento
8º Zonal reúne coroinhas
Em seguida os coroinhas irão refletir o tema: ô Jesus adolescente, alimenta-nos com tua Palavra e teus ensinamentos” , conduzido pelo Diacono Sidney Firmino e pelo Pe. Iranildo Augusto. O encontro é destinado a todos os coroinhas do zonal e uma realização do grupo de coroinhas da paróquia de Nova Cruz. O encerramento será as 15 horas com o arraia dos coroinhas.
Canção Nova faz festa dos 10 anos

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Nova Cruz será sede do Encontrão do Povo de Deus

terça-feira, 13 de julho de 2010
8º zonal se reunirá em Serra de São Bento
Foto: Flavio Luiz