sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Igreja prepara os fiéis para a vivência da Quaresma






A Igreja Católica e os seus fiéis começarão a vivenciar o Tempo da Quaresma a partir da quarta-feira de cinzas, dia 9 de março, até a missa da Ceia do Senhor, em 24 de abril. “É o tempo de preparar a celebração da Páscoa”, diz o Diretório de Liturgia da Igreja no Brasil. Na mensagem para a abertura da Quaresma deste ano, o Papa Bento XVI a define assim: “... é o momento favorável para reconhecer a nossa debilidade, acolher, com uma sincera revisão de vida a Graça renovadora do sacramento da Penitência e caminhar com decisão para Cristo”.

Neste tempo, “a Igreja nos convida a uma revisão sincera da nossa vida, à luz dos ensinamentos evangélicos”, lembrava o Papa Bento XVI, na mensagem que publicou para a Quaresma, em 2010. João Paulo II, em 1980, numa carta dirigida à Diocese de Roma, assim descreveu a Quaresma: “Recorda o caminho que nos indicou o Senhor, com o seu jejum de 40 dias, no princípio de sua missão messiânica”.

Oração, jejum, confissão, penitência, conversão e gestos concretos de ação na Igreja e em favor dos menos favorecidos são propostas da Igreja para a boa vivência do período quaresmal. “É o momento favorável para reconhecer a nossa debilidade...”, diz o Papa Bento XVI (foto), na mensagem que fez para a Quaresma deste ano. Na Arquidiocese de Natal, as paróquias oferecem o engajamento na Campanha da Fraternidade como um dos gestos concretos. No Carmelo, as irmãs também vivem mais intensamente a oração, o jejum e outros excercícios quaresmais.

Fonte: Jornal A Ordem online

Nenhum comentário:

Postar um comentário