quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Papa faz 4 viagens internacionais e 4 na Itália em 2011


A programação de visitas apostólicas de Bento XVI em 2011 já inclui quatro viagens internacionais e quatro viagens a dioceses italianas. A confirmação da ida à Alemanha em setembro foi realizada na manhã desta terça-feira, 14, completando o elenco de destinos papais no próximo ano.

A primeira visita do Papa acontece em Áquila e Veneza (Itália), entre os dias 7 e 8 de maio, 26 anos após a viagem de João Paulo II. O Patriarca de Veneza, Angelo Scola, anunciando o evento em outubro, expressou alegria e comoção por este presente do Santo Padre, que coincide com a conclusão da Visita pastoral em curso no Patriarcado desde 2004.

A segunda visita acontece na Croácia, entre os dias 4 e 5 de junho, oportunidade em que o Papa se recolherá em oração diante da tumba do Beato Stepinac.

Duas semanas depois acontece a terceira viagem, desta vez à República de San Marino, em 19 de junho. No anúncio, o Bispo da Diocese de San Marino-Montefeltro, Dom Luigi Negri, sublinhou que o Pontífice "vem encontrar uma Igreja que está fazendo um caminho significativo para recuperar a tradição de um povo cristão" e de uma sociedade que vive um momento difícil.

Em agosto, acontece a tão esperada Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, na Espanha, entre 18 e 21 de agosto. Será a quarta viagem do Papa em 2011 e a terceira Jornada com a presença de Bento XVI, após Colônia e Sydney.

Em setembro acontecem duas viagens apostólica: em Ancona (Itália), no dia 11, para a conclusão do Congresso eucarístico nacional, e na Alemanha, entre 22 e 25, particularmente a Berlim, Friburgo e Erfurt.

A sétima viagem do Papa, última à Itália, será em Lamezia Terme e Certosa di Serra San Bruno, em 9 de outubro. De acordo com o Bispo de Lamezia, Dom Cantafora, os fiéis esperam um encorajamento para afrontar os tantos problemas que atingem as terras calabresas.

Finalmente, a última visita apostólica do Bispo de Roma acontece em Benin, na África, de 18 a 20 de novembro. Essa viagem insere-se nas celebrações do Jubileu pelos 150 anos da evangelização do país. Durante o evento, o Papa entregará aos bispos africanos a Exortação Apostólica fruto do Sínodo especial para a África, desenvolvido no Vaticano em outubro de 2009.

Fonte: noticias.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário