sexta-feira, 13 de maio de 2011

Santa Rita leva milhares de devotos a Santa Cruz

Foto: José Bezerra

Desde a criação da Paróquia, no século XIX, Santa Cruz tem recibido peregrinos de várias partes do Estado e da vizinha Paraíba. São devotos de Santa Rita de Cássia que vão pagar promessas por graças alcançadas por intercessão da Santa. A peregrinação aumentou a partir de 2010, quando foi inaugurada a Estátua de Santa Rita de Cássia. “Sem dúvida, com a inauguração da Estátua de Santa Rita (foto) no Complexo Turístico Religioso, aumentou muito o número de caravanas de peregrinos”, assegura o Pároco de Santa Cruz, Pe. Vicente Fernandes.


A devoção a Santa Rita de Cássia começa entre os séculos XV e XVI, algum tempo depois da morte da santa, ocorrida em 1457, quando Rita estava com 76 anos. Em Santa Cruz, a devoção começa pelos idos de 1800, através de José Rodrigues da Silva, na fazenda Cachoeira. “Pouco tempo depois, se juntam a ele nessa devoção os irmãos João da Rocha e Lourenço da Rocha, do sítio Malhada do Rio Trairi”, relata o Pe. Vicente Fernandes da Silva Neto, pároco de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz.

Antes de se transformar em Paróquia, Santa Cruz teve outros nomes: primeiro, Santa Rita da Cachoeira, por causa da Fazenda Cachoeira, onde começou a devoção; em seguida, Santa Cruz da Ribeira do Trairi, por causa do rio Trairi; e, por último Santa Cruz. Atualmente, a devoção leva milhares de peregrinos a Santa Cruz, oriundos de várias paróquias da Arquidiocese e de outros estados.

Fonte: jornal A Ordem online

Nenhum comentário:

Postar um comentário