sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Igreja dedica domingo à vida consagrada

Irmãs Mosteiro das Carmelitas Descalças, de Natal


Dentro do mês vocacional, celebrado em agosto, a Igreja Católica dedica cada domingo a uma vocação específica: o primeiro domingo é dedicado ao ministério ordenado; o segundo, à família; o terceiro, à vida consagrada; o quarto, aos catequistas, e o quinto domingo, quando há, é dedicado aos ministérios leigos.

Neste domingo, 15, dia da Assunção de Nossa Senhora, a Igreja lembra os religiosos e as religiosas. Na Arquidiocese de Natal, a data será comemorada com um encontro, hoje, na Catedral Metropolitana, das 8 às 13 horas. Organizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB, núcleo de Natal, o encontro tem como tema: “A dimensão profética da vida consagrada na Igreja de Natal”. No encerramento, às 11 horas, há missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.


Irmã Vilma Lúcia, doutora em história da Igrejas
Foto: Cacilda Medeiros


De acordo a doutora em História da Igreja, Irmã Vilma Lúcia, a comemoração da data, no Brasil, tem dois antecedentes: a 9ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Vida Consagrada, em 1994, e a Exortação Apostólica Vita Consecrata, de 25 de março de 1996. “Partindo destes pressupostos, foi, oficialmente, instituído e estendido a toda a Igreja, o Dia do Consagrado, pelo Papa João Paulo II, em 1997”, explica Irmã Vilma. E acrescenta: “Isto porque as dioceses já o celebravam, desde há muitos anos”.

Fonte: Jornal A Ordem online

Nenhum comentário:

Postar um comentário