sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Igreja e famílias celebram dia dos pais


Família dá testemunho de engajamento na Igreja
Foto: José Bezerra

Muitos lares brasileiros estão em festa, neste final de semana. É a celebração do Dia dos Pais que, no Brasil, acontece sempre no segundo domingo de agosto. Hoje, nos lares de muitas famílias, pelo Brasil afora, o pai recebe os “mimos” dos filhos e da esposa. Em alguns casos, é um presente, um bem material. Noutros, algo sem valor monetário, porém mais valioso que muitos presentes: é um abraço, um sorriso, um beijo, sempre acompanh
ados do tradicional “feliz dia dos pais”. Infelizmente, esta não é uma “regra geral” para todas as famílias.

Mas, por que celebrar o Dia dos Pais? Qual é a origem desta celebração? A história conta que tudo começou em 1909, quando a americana Sonora Luise resolveu homenagear o pai, William Jecson Smart. A partir desta homenagem, o interesse pela data difundiu-se, ultrapassando as fronteiras da cidade de Spokane, no Estado de Washington, e se tornando uma festa nacional, nos Estados Unidos, oficializada em 1972, pelo então presidente Richard Nixon.



Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro
e autor de artigo sobre dia dos pais
Foto: José Bezerra


No Brasil, a data teria sido criada pelo publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50. “No Brasil, conta-se que teria sido comemorada, pela primeira vez, 1953, no dia de São Joaquim, patriarca da família. Nesta época, o dia de São Joaquim já celebrado, mundialmente, era comemorado no dia 16 de agosto”, comenta Dom Orani João Tempesta, em artigo publicado no dia 11 de agosto de 2007, no site da Canção Nova.

Fonte Jornal A Ordem

Nenhum comentário:

Postar um comentário