quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Papa lança mensagem para o 44º dia mundia da paz


Foi apresentada na Sala de Imprensa da Santa Sé, a Mensagem de Bento XVI para o 44° Dia Mundial da Paz sobre o tema “Liberdade religiosa, caminho para a paz”. Participou da apresentação, entre outros, o Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson. O dia mundial da paz é comemorado em 1º de janeiro de cada ano.

Na sua mensagem do ano passado o Papa Bento XVI lançou um apelo para “combater a pobreza” e “construir a paz”. O Santo Padre assinalou que a miséria, pisando os direitos de centenas de milhões de pessoas, favorece e agrava os conflitos. A mensagem denunciou ainda “o aumento da desiguldade entre ricos e pobres”. Um drama ainda mais inaceitável, advertiu o Papa, porque ocorre enquanto aumentam os gastos militares e não se interrompe a corrida armamentista.


Para combater a pobreza, foi a exortação do Papa Bento XVI, todos nós podemos fazer alguma coisa, em primeiro lugar, mudando “estilos de vida, modelos de produção e consumo”, bem como “as estruturas consolidadas de poder que hoje regem as sociedades”.


Na mensagem, o Papa insistiu fortemente “no respeito pela criação”, auspiciando uma nova “responsabilidade ecológica” e uma nova solidariedade para com aqueles que vivem na pobreza. “Se você quiser cultivar a paz, proteja a criação” foi o tema do documento que recorda como hoje muitos conflitos surgem por razões ambientais, tais como o acesso aos recursos naturais. Bento XVI mostrou mais uma vez como é essencial a mudança no estilo de vida e auspiciou “a adoção de um modelo de desenvolvimento baseado na centralidade do ser humano”.


Fonte: Catolica net

Nenhum comentário:

Postar um comentário