sábado, 18 de dezembro de 2010

Setor Juventude assume compromissos para 2011

Marcha da Juventude, realizada no último dia 12, em Natal
Foto: Matheus

O Setor Juventude, da Arquidiocese de Natal, assumiu o compromisso de intensificar as ações contra a Violência e o Extermínio de Jovens, em 2011. Em 2010, o Setor Juventude realizou duas marchas: uma em abril e outra no último dia 12, encerrando as atividades do ano. O trabalho está em sintonia com a Campanha Nacional realizada pelas Pastorais da Juventude do Brasil. A Campanha foi assumida na 15a assembleia das Pastorais da Juventude, realizada em 2008, depois da constatação do problema da violência contra os jovens, apontado pela pesquisa “Perfil da juventude brasileira”, feita pelo Instituto da Cidadania.

A pesquisa apresentou um quadro dramático da violênica e extermínio de jovens, no Brasil: 46% dos jovens já perderam um parente ou um amigo próximo, de forma violenta; 38% dos jovens já viram de perto alguém que morreu de forma violenta, sendo que destes, 62% foram assassinados. A pesquisa ainda mostra que 48% dos jovens indicam a questão da violência como um dos principais problemas do Brasil.

Diante desse quadro, as Pastorais da Juventude, no Brasil, decidiram realizar a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O objetivo é construir uma cultura de paz em defesa da vida da juventude, denunciando as estruturas sociais que geram violência e morte. Nesse trabalho, estão as Pastorais da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular. Várias outras instituições estão se engajando na campanha, entre os quais o Setor Juventude, da CNBB, a Comissão Brasileira Justiça e Paz, a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, o Conselho Nacional de Leigos e Leigas, entre outras.

Fonte: Jornal A Ordem online

Nenhum comentário:

Postar um comentário