terça-feira, 28 de setembro de 2010

Político ficha Limpa e eleitor ficha suja!

Caro leitor é com extrema satisfação que inicio estas linhas falando sobre um assunto tão Perto de nós, Ficha Limpa. É notório que foi aprovado A Lei Complementar 135, conhecida como Ficha Limpa, foi publicada no Diário Oficial da União, a lei que impede políticos com processos em julgamento ou que foram condenados por algum delito eleitoral e administrativo, ou melhor, dizendo a lei da Ficha Limpa estabelece que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.

Posso dizer que é uma vitória para o nosso Brasil tão a ver escândalos, mas ao mesmo tempo um atraso em nosso processo político, pois o certo é que não tivesse que ser feito este tipo de lei. Porém, aquele que vende seu voto também é um eleitor de Ficha Suja. O julgamento deveria levar ambas as partes? Todavia sei que o do dinheiro fala mais alto, mas não existiria um político com ficha suja, sem um eleito que o ajudasse, posso até está ultrapassando alguns pensamentos, não quero defender candidato A ou B, quero chamar atenção a falta de ética tanto para um como para outro, pois, os freqüentes escândalos de corrupção são frutos de uma parceria entre político de ficha sujas e eleitores de fichas sujas, digo isso, por que percebemos quase na maioria alguns eleitores que vendem ou trocam seus votos e consciências levando nossos municípios, estados para o caus. Dito posto, precisamos de ética na política, por que a lei do ficha limpa não garante políticos com índole plena e não impede que pessoas com má intenções cheguem a administração publica, fazendo do bem publico um recurso próprio.

A Igreja católica por ser uma instituição religiosa com serviço social instrui e orienta pessoas para a escolha dos candidatos, para isso, elenca alguns critérios para esta escolha que citaremos a seguir; Examinar suas vidas e idéias, Escolher candidatos que tenham princípios e valores éticos. Observar os que defendem a vida desde concepção até a morte. Procurar pessoas que defendem a dignidade e acultura da Paz que lutem pela inclusão social e a libertação dos vícios políticos. É hora de limpar a sujeira incutida a tanto tempo na sociedade.

Quem quiser conhecer melhor as orientações para uma boa escolha de candidatos, basta procurar a cartilha de orientação Pastoral Popular da CNBB com o titulo de Eleições 2010: O chão e o horizonte, ela está sendo disponibilizada pelos setores sociais da Arquidiocese.


Padre Mário Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário